terça-feira, 29 de junho de 2010

Erasmus Mundus

Estudar no exterior é o sonho de muitos alunos. Porém, nem sempre é possível arcar com os custos da viajem e da estadia. Felizmente existem programas de bolsas que podem tornar esse sonho realidade. É o caso do Programa Erasmus Mundus que seleciona estudantes de todo o mundo para cursar pós-graduação e mestrado no velho continente.

Os contemplados podem optar entre as mais de 80 universidades européias cadastradas entre os 17 países participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Suécia e Noruega.

Nomeado em homenagem à Desidério Erasmo, acadêmico europeu que viveu entre os anos de 1469 e 1536, o programa de bolsas lançado em 1987, inicialmente chamado de Erasmus, promoveu o intercambio intracontinental de um milhão de estudantes europeus. Em 2004, passou ser a conhecido com Erasmus Mundus ao se ampliar para os outros continentes, desde então, já beneficiou mais de 2300 pessoas espalhadas por mais de 100 países.

O último edital ofereceu bolsas a alunos com pretensão de cursar mestrado e pós-graduação nas universidades européias entre 2009 e 2013. Podem se candidatar estudantes de todas as nacionalidades (com exceção de cidadãos de países da União Européia e candidatos, Liechtenstein, Noruega e Islândia) com excelente histórico acadêmico.

Em março foram divulgados os nomes dos alunos da UFF contemplados na Rede Emundus 15. Amanda da Trindade Bitencourt, Rafaela Almeida de Carvalho, Guilherme Costa Guimarães, Raquel Pinhão da Silveira, Pedro Sturm Viegas e Fabio de Oliveira Martins vão estudar em universidades européias por 10 meses com direito a uma bolsa mensal de € 1.000,00.

Mais informações.

Por Ana Paula Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário