Além da vantagem da mesma língua, Portugal tem mais um atrativo. O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santader Universidades foi mais um estímulo para os estudantes da UFF pensarem em ir para o país. O Programa oferece 10 bolsas por semestre no valor de 3.300 euros.
Os pré requisitos são ter cursado no mínimo quatro períodos e no máximo seis, menos para os alunos do curso de Medicina e demais cursos que apresentem justificativas baseadas nas suas especificidades; ter CR igual ou superior 7 (sete) e; possuir disponibilidade financeira para custear as despesas iniciais (passagens aéreas, seguro-saúde e obtenção de visto, por exemplo), já que a primeira parcela da bolsa só será recebida no início da mobilidade.
As Universidades conveniadas com a UFF e com o programa são: Universidade de Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Técnica de Lisboa.
O processo é divido em duas etapas. Primeiro o aluno tem que ser aceito primeiro pelo Programa na UFF e em seguida pela universidade portuguesa escolhida. Na UFF, a escolha é feita por um comitê que analisa o histórico acadêmico do estudante. A universidade portuguesa deve oferecer o mesmo curso de graduação que o aluno cursa na UFF.
É o próprio aluno que deve buscar moradia. A melhor opção é buscar informações com a universidade portuguesa. A permanência em Portugal é de um semestre, sem chance de prorrogação.
A primeira edição da UFF do Programa de Bolsas Luso-Bralsileiras Santader aconteceu no segundo semestre de 2009 quando foram beneficiados alunos dos cursos de História, Odontologia, Produção Cultural e Arquitetura. A facilidade da língua e a bolsa. Tudo nos ajuda a voltar às origens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário