sobre o blog e os criadores

Por Karla Vidal

Estudar fora do país é um sonho de quase todo estudante. A Universidade Federal Fluminense possui convênios com universidades espalhadas por todo o mundo, abrindo portas para que seus alunos possam concretizar esse desejo. Porém, esse é apenas o primeiro passo de uma longa jornada até a chegada ao país escolhido.
Onde morar? Como fazer o plano de estudos? E os documentos? Quais universidades têm o meu curso? As dúvidas são muitas, e as devidas respostas são encontradas com muita dificuldade. Pensando nisso, o Passaporte Universitário carimba informação com facilidade e ajuda a fazer as malas com destino certo!
O blog é uma proposta desenvolvida por alunos da turma 2010.1 de Linguagem Hipertextual, do curso de Comunicação Social / Jornalismo, ministrada pela professora Suzana Barbosa. Aqui você encontra tudo o que precisa para fazer intercâmbio em uma das universidades conveniadas com a UFF. Intercambistas contarão suas experiências e tirarão as dúvidas mais frequentes daqueles que pretendem estudar fora do país.
Além da parte "burocrática", o Passaporte Universitário auxilia também nas questões culturais. Não podemos achar que vamos sair do Brasil e nos deparar com uma cultura semelhante a nossa. Definitivamente não. A diversidade existe e é preciso se prevenir para que não chegue pagando mico por falta de informação. Na seção "Se liga!" (o acesso é pela tag, na barra lateral), o Passaporte Universitário dá dicas para evitar gafes desagradáveis e indesejáveis, que só são engraçadas quando não são com a gente. Por isso, divirta-se apenas aqui!
Viaje pelas seções, anote na agenda todas as informações e arrume as malas. O seu Passaporte Universitário já está carimbado. Boa viagem!

-------------------------------

Sobre os criadores

Ana Paula Abreu:

Nascida sob o signo de virgem, Ana Paula Abreu não acredita em horóscopo.Estudante de jornalismo, aspirante a poliglota e apaixonada por fotografia ela não quer ser paparazzi.Atualmente malhando como uma condenada tem pretensão de virar mulher-fruta. Moradora de Niterói está convicta de que o 47 pode levá-la a qualquer lugar do planeta.Ana Paula se interessa por literatura, cinema, webjornalismo e chocolate. E aos 22 anos ainda acha cool escrever sobre ela mesma em terceira pessoa.

Anabel Moutinho:

Opção por jornalismo surgiu de um teste vocacional, não é que funcionam mesmo esses testes? Estudante de jornalismo na UFF. Ex, mas eterna bailarina. Ama viajar, quer conhecer países exóticos. Clarisse Lispector faz ela viajar sem sair do quarto. Mora com quatro mulheres e é totalmente feliz!

Fernanda Etchatz:

Para Fernanda Etchatz, nada melhor do que uma boa pizza de muzzarela, assim, só queijo mesmo. Se tem queijo precisa de mais o que? Sempre esperando as férias chegarem para poder correr para a praia, a morena de 20 anos não vive sem Los Hermanos e chocolate (não necessessáriamente nessa ordem).

Karla Vidal:

Vinte anos e já se acha velha demais. Ora pequena, ora grande. Aos 16 decidiu pelo Jornalismo. Mesmo bombardeada pelos frustrados da profissão, mantém-se firme, e metade do caminho já foi atravessado. Fotografia é um prazer, e a literatura fica reprimida diante da objetividade da profissão escolhida. Moradora de Niterói, Catete, Jacarepaguá. Está sempre de dieta, mas não recusa um chocolate. Muito prazer, Karla Vidal.

Luciano Ratamero:

O único da turma que faz jornalismo para não ser jornalista. Responsável pelo design do blog (que não está lá essas coisas, mas vai estar), quer ser colunista quando for gente grande. Tem vinte e um anos, mas frente de 33. Pseudo-poeta, pseudo-músico, pseudo-tudo, está preparado para qualquer parada.

Paula Paiva Paulo:

Paula Paiva Paulo nasceu em Belém/PA, mas logo foi morar em Santos...e depois de umas mudanças pelo Brasil,Nova Friburgo,Campo Grande/MS,foi parar em Niterói,onde estuda jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.