quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quero ir para Portugal, e aí?



Por Ana Paula Abreu

Uma das etapas mais importantes na preparação para o intercâmbio é conseguir o visto para o país de destino. Em alguns casos, o processo pode ser lento, por isso, é importante se preparar com antecedência. Para os estudantes com destino a Portugal, a necessidade ou não de visto vai ser determinada pelo tempo de estadia.

De acordo com o a legislação vigente, os cidadãos brasileiros não precisam de visto para permanecer em Portugal pelo período de 90 dias em caso de viagem turística, negócios, missão cultural ou cobertura jornalística (esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias, para tanto, deve-se requisitar uma autorização em Portugal no SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Nesses casos, é imprescindível a apresentação de alguns documentos às autoridades fronteiriças, como passaporte válido, bilhetes de viagem, comprovante de alojamento e comprovantes de “meios financeiros para suportar a estada”. Na página do Consulado Geral Português no Rio de Janeiro há uma lista detalhada sobre toda a documentação necessária.

Para os alunos que vão prolongar os estudos por mais de 6 meses, é preciso dar entrada no pedido de visto no consulado que atende ao público de 2ª a 6ª feira, de 8 às 12horas na sede que fica na Av Marechal Câmara, nº 160 sala 1809 no Centro. Além do formulário e da documentação exigida para concessão de visto, é preciso uma declaração da universidade portuguesa de destino. O aluno deve escolher a universidade e o curso de destino entre as universidades portuguesas conveniadas com a UFF e, se aceito, requerer um documento que ateste a admissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário