quarta-feira, 7 de julho de 2010

De passagem

Por Karla Vidal

O transporte no Brasil é alvo de reclamações constantes, seja pelo preço, pela demora ou pelas condições de conservação. Para quem deseja fazer intercâmbio em algum país europeu, muitas dessas questões estarão resolvidas, mas é preciso ficar ligado. De modo geral, os transportes são integrados. Assim, com um mesmo ticket é possível utilizar metrô, ônibus e trem.

São várias opções de bilhete: único, cartela com dez bilhetes, e o passe ilimitado, que pode ser válido por até três dias. Em Paris existe, também, o passe semanal, mas é preciso ficar atento. Independentemente do dia da semana em que esse passe é comprado, no domingo mais próximo perderá a validade. O mesmo acontece com o mensal, perde a validade no último dia do mês.

O uso do metrô varia de país para país, mas, em geral, o sistema é similar ao brasileiro: você compra o ticket e passa pela roleta. O importante mesmo nos países europeus é não jogar o ticket fora até sair da estação. A qualquer instante alguém da fiscalização pode abordar os passageiros, e quem estiver sem o bilhete paga uma multa de até cinquenta euros, que devem ser pagos na hora.

Máquina para validar bilhete / Foto: minhasaga.org
No caso do ônibus, o ticket pode ser comprado até mesmo em banca de jornal. Também pode ser adquirido com o motorista ou em uma máquina localizada próxima às grandes estações. Se liga! É preciso sempre validar o bilhete, inserindo em uma dessas máquinas próximas às estações, ou então corre-se o rico de ser multado. A máquina vai imprimir algumas informações, mas é preciso checá-las, já que essa é a única garantia que o bilhete foi validado.

Trem TGV (Train à Grande Vitesse) / Foto: Marcelo Paniago
Caso o transporte escolhido seja o trem, é preciso decidir qual o melhor tipo. Os dois mais importantes da Europa são o TER (lê-se tê-ô-érre, em francês) e o TGV. O primeiro deles é regional. O TER é lento e barato. O bilhete pode ser comprado minutos antes do embarque, e pode ser utilizado para outras viagens durante dois meses. Já o TGV costuma fazer distâncias mais longas. É um trem de alta velocidade e é mais caro. Assim como em viagens de avião, é obrigatório ter a passagem para exatamente o trem que se quer pegar.

Se você deseja estudar na França, os jovens entre 12 e 25 anos têm direito à desconto na passagem (billete jeune), válido para qualquer TER, e sob cotas para outros tipos de trem.

Vale lembrar que, bem diferente do Brasil, os transportes nos países europeus são, em geral, muito pontuais, até mesmo quando estão atrasados. No caso dos trens, basta olhar a hora estimada em uma das telas espalhadas pela estação. Se estiver atrasado 8 minutos, por exemplo, basta acrescentar esse tempo ao horário normal, que com certeza o trem chegará.

Aproveite as dicas do Passaporte Universitário, pegue esse trem e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário