sexta-feira, 2 de julho de 2010

Rafela Almeida, aluna da UFF escolhida pelo Erasmus Mundus


Por Fernanda Etchatz


Rafaela Almeida de Carvalho, de 24 anos, é uma dos seis alunos da UFF selecionados pelo programa Erasmus Mundus para ganhar uma bolsa de estudos. Cursando o 6º período de Geografia, Rafaela vai em setembro para Universidade Minho, Portugal. Quer saber mais sobre os detalhes dessa viagem e sobre o Erasmus Mundus? Leia a entrevista feita com Rafaela!

  1. Você ganhou a bolsa de estudos para qual país e universidade?

Portugal, Universidade do Minho (Uminho). Eu tinha a opção de escolher três universidades dentre as que participaram do programa para este ano. A minha preferência seria por alguma na Inglaterra, porque inglês é a única língua estrangeira que falo, ou Portugal mesmo, porque eu já sabia que nestes dois países a geografia é bastante forte. Mas não havia nenhuma universidade inglesa e a Universidade do Minho era única de Portugal.


  1. Quanto tempo você vai ficar lá?

A minha bolsa tem vigência de dez meses. Mas, por exigência do programa a data limite de chegada em todas as universidades é 1º de setembro, sendo que na Uminho o ano letivo começa no final de setembro de 2010 e se encerra em julho de 2011, ou seja, por conta do calendário acadêmico preciso ficar 11 meses. Pretendo ainda ficar mais um mês para turismo.


  1. Quais eram os critérios para participar do programa? Qualquer aluno podia participar? Como foi essa seleção?

Sim, qualquer aluno da UFF podia participar. Mas o programa tinha áreas prioritárias para atender, que eram ciências sociais, engenharia e pedagogia, mas apesar de eu não ser de nenhuma dessas áreas, fui aceita.

Para se inscrever foram necessários os seguintes documentos: cópia do passaporte; CV (em um modelo europeu, específico); um certificado de língua estrangeira, para a língua do país que iria, no meu caso enviei um de inglês; duas cartas de recomendação de professores da UFF; uma carta de motivação e um histórico escolar em português e traduzido para inglês ou a língua da universidade de destino.

  1. Você foi única ganhadora da bolsa?

Não. Foram selecionados 65 estudantes de graduação no Brasil todo, sendo 6 alunos da UFF. Havia também vagas para estudantes de doutorado, pós-doutorado e para professores.


  1. Quando foi divulgado o resultado? Quando você viaja?

Em dezembro de 2009 a própria UFF fez uma lista com 10 alunos pré-selecionados, sendo 6 em uma lista principal – eu inclusive – e o restante em uma lista reserva, precisei confirmar meu interesse no programa. Já o resultado definitivo, divulgado pela Universidade de Santiago de Compostela – que organizou o EMUNDUS desse ano – saiu em março. Viajo no final de agosto.

  1. O que essa bolsa te proporciona?

Passagem aérea no valor de 1.500,00 euros, se esse valor for ultrapassado o próprio aluno deve pagar a diferença; seguro saúde internacional e uma bolsa de estudos de 1.000 euros por 10 meses.


  1. Como você ficou sabendo sobre o Programa Erasmus Mundus? Você acha que é bem divulgado?

Eu vi a divulgação na parte de notícias do site da UFF. Não acho que é bem divulgado, mas já conhecia o programa porque conheço uma pessoa que foi no ano passado, pela UFRJ, por isso me interessei em ler o edital.

  1. Como foi resolver os detalhes sobre a viagem? A UFF e o próprio programa te deram algum tipo de auxílio com essas questões?

A UFF não oferece nenhum tipo de auxílio para essa bolsa, porque toda a documentação, depois de o estudante ter sido selecionado, é requerida pelas próprias universidades, sendo, portanto, diferente da bolsa de mobilidade tradicional por convênio da UFF. A Un. Santiago de Compostela trata dos assuntos operacionais, compra de passagem, seguro e a bolsa. E a Universidade do Minho da parte acadêmica. Eu precisei de assinaturas de um professor orientador e também do orientador institucional, mas nada relacionado ao gabinete de assuntos internacionais da UFF.

Quanto a moradia, a própria universidade oferece alojamento, para o qual eu me inscrevi, mas ainda não sei se haverá vaga, se não houver, terei que procurar moradia por conta própria.Se eu for aceita, ficarei no alojamento, onde é o quarto é compartilhado com mais uma pessoa do mesmo sexo.


Quanto às disciplinas que irei cursar, escolhi e enviei um formulário para a Uminho aprovar, ou sugerir outras disciplinas. Quanto ao que levar, ainda não me organizei...

  1. Qual foi a maior dificuldade encontrada até agora para conseguir organizar a viagem?

Em relação a documentação, apesar de ser uma quantidade muito grande de documentos, eles enviaram gradativamente os formulários e fui fazendo, sem grandes problemas, além da quantidade. Quanto a achar informações, eu não dependi muito da UFF porque estava tudo no edital e qualquer dúvida eu me comunico com os responsáveis na UMinho e da Compostela.


  1. Quais são suas expectativas para a viagem?

Muito boas, será excelente poder me dedicar somente a estudar e ter essa experiência em outro país. Além de academicamente eu achar que será muito válido também porque o curso lá é intitulado Geografia e Planejamento, se tratando não somente da Geografia, mas também de planejamento urbano, que é a área que pretendo seguir no mestrado, quando retornar.


  1. Em que essa experiência pode mudar a sua vida e o seu currículo?

Certamente vai ser de grande valia, porque poderei aproveitar para viajar na Europa e não há nada que eu goste mais de fazer do que viajar, além de ser muito bom para a ampliação do meu conhecimento na geografia.

  1. Você aconselharia outros alunos a participarem do Programa Erasmus Mundus? Por quê?

Sim. É uma boa oportunidade de ter contato com outras visões do seu próprio curso e também de vivenciar estudar no exterior, sem precisar despender muito dinheiro. O que, no meu caso, foi fundamental para que eu pudesse ir.

Como eu ainda não fui, não posso dizer muita coisa... Mas para quem quer fazer intercâmbio, posso dizer que é importante estar atento aos processos e exigências burocráticas, que são muitas, porque se não as cumprir não poderá viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário