Por Ana Paula Abreu
Todo o aluno que já precisou sair de casa para estudar sabe como é grande a dificuldade para conseguir uma boa moradia. Encontrar um lugar que reúna condições agradáveis para se viver não é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais quando o indivíduo se encontra em outro país, pois, além das questões básicas da casa ou alojamento, como mobílias ou quartos e banheiros individuais, há ainda as dificuldades de adaptação dentro de uma nova cultura e um novo sistema de transporte.
Normalmente, providenciar o local de moradia fica a cargo do estudante. Porém, algumas universidades disponibilizam alojamentos ou indicam lugares externos ao campus onde os alunos podem ficar. Os tipos mais comuns de moradia para estudante são: casas de família, alojamentos ou imóveis alugados.
As casas de família são uma boa opção para se ter um maior contato com a cultura e com a língua local. Entretanto, os que optarem por esse tipo de moradia devem saber que ela é um pouco restritiva, pois terão que se adaptar às regras e horários da família hospedeira.
Algumas universidades disponibilizam alojamentos dentro ou nas proximidades do campus. Esses alojamentos geralmente oferecem mais liberdade e contato direto com pessoas de diferentes nacionalidades. Porém, na maioria dos casos, os quartos e banheiros são coletivos.
Alugar imóveis é uma alternativa mais cara e um pouco mais complicada, pois as imobiliárias têm critérios para conceder o aluguel, como, por exemplo, ter mais de 21 anos. Contudo, pode ser válida para aqueles que vão ficar mais de seis meses e dividam as despesas (aluguel, condomínio, luz, gás...) da casa ou apartamento com outros estudantes.
Para quem estiver pensando em optar pelos alojamentos, segue uma lista com sites que oferecem informações sobre procedimentos de admissão, preços, localização entre outras coisas:
http://www.astria.com/loca-pass;
http://www.cnous.fr/_vie_28.htm;
http://www.hebergements-de-france.com/fr/index.php3;
http://www.camping-france.com;
http://www.cnous.fr/_vie_28.htm;
http://www.hebergements-de-france.com/fr/index.php3;
http://www.camping-france.com;
Itália:
http://www.amivac.com/index.htm;
http://www.cnous.fr/_vie_28.htm;
Alemanha:
http://www.camping-france.com;
http://www.gites-de-france.fr/fr/index.htm;
http://www.amivac.com/index.htm;
Nenhum comentário:
Postar um comentário